Iranduba: Belezas Naturais e Agricultura Atrativos Turísticos R - EAD
Artigos

Grupo de dança de Iranduba mostra bailado amazônico a mais de meio milhão de italianos

Atualizado em 07/10/11
Por J Ray

A dança Iran Tribal chegou no último fim de semana da Itália, onde passou um mês, participou de quatro festivais, se apresentou em 26 cidades e foi visto por um público superior a 500 mil pessoas, segundo informações da coordenadora do grupo, Marileda Almeida.

No Festival Norbensis (cidade de Norma) a dançarina Jéssica de Sá, de 19 anos de idade (à direita- foto 568), conquistou o título de Miss, desbancando outras seis candidatas de diferentes nações, incluindo a anfitriã.

Criada há 15 anos para abrilhantar o Arraial da Igreja Católica de Iranduba, a Iran Tribal foi à Europa pela primeira vez em 2009. Na ocasião, fez apresentações em mais de 60 cidades daquele país durante os meses de julho e agosto.


A oportunidade de sair do interior do Amazonas e cruzar o oceano para mostrar o bailado caboclo, ritmado pelas músicas que abordam temas regionais, veio através de contatos feitos pela Professora Rosilene Conceição (Nena) e o Padre João Poli, que é italiano. Na ocasião, parte das passagens aéreas foi patrocinada pelo Prefeito do município, Nonato Lopes.


Para a turnê deste ano o contato foi direto com os coordenadores dos festivais folclóricos italianos.


Em tempos de diminuição de repasses federais para os municípios brasileiros, foi impossível, desta vez, obter recursos junto à Prefeitura para bancar as 13 passagens dos integrantes do grupo, no valor de R$ 3.100,00 cada uma, totalizando R$ 40.300,00. A promessa do ex- Secretário Municipal de Educação Paulo Andrade Viana, que preside a ONG Abareetê, de conseguir a quantia um mês antes da viagem, não se cumpriu. Restou aos integrantes a alternativa de contrair uma dívida por conta e risco próprios e custear a despesa.


De volta à terra natal, depois de mais de 15 horas de voo com grande turbulência entre Portugal e Fortaleza, por causa de um forte temporal, o grupo de dança que leva o nome de Iranduba começa a se preparar desde agora para os próximos compromissos: em novembro, Feira de Negócios e Conferência Internacional em Recife- Pernambuco, e no próximo ano apresentações novamente na Itália e Estados Unidos. A Iran Tribal também foi convidada para apresentar o seu bailado em Moscou, na Rússia.



No próximo sábado, a partir das 10 horas da manhã, no Centro de Convivência do Idoso Honorina Lopes (Avenida Alton Furtado- centro de Iranduba), a dança promoverá a primeira feijoada para angariar recursos, e, na oportunidade, vai apresentar aos conterrâneos o espetáculo que a tornou celebridade na Itália.


Outras informações: 9149-7554 (Marilêda ou Sílvia Almeida, coordenadoras)


Há fotos/vídeos do grupo no You Tube




______________________

Iranduba, 15 de setembro de 2011
J Ray Lima
j.rayreporter@hotmail.com
(92) 9115-4000/ 8218-8162

Postado no Grupo Portal de Iranduba no facebook

 

Outros artigos:
 
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido e mantido por Ewsite.NET | Administração