Iranduba: Belezas Naturais e Agricultura Atrativos Turísticos R - EAD
História
Geografia
Economia
Turismo
O município de Iranduba

Aspectos Históricos

As origens do município se prendem à Manaus. A capital do estado conheceu época de grande prosperidade na última década do século com o auge da era da borracha. Passado este fastígio, Manaus experimentou período de estagnação e até retrocesso. Com a implantação da Zona Franca e do Distrito Industrial, reativou-se a economia do município, florescendo em sua periferia vários núcleos populacionais. Entre eles está Iranduba, que, sobretudo a partir de 1976, veio recebendo consideráveis melhoramentos urbanos.
  • Em 09.04.1963, pela Lei nº 07, o município de Iranduba foi criado, tendo como governador em exercício o Sr. Anfremon D´Amazonas Monteiro.
  • Em 24.07.1964, pela Lei nº 41, o Governador Arthur César Ferreira Reis extingue o município.
  • Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é desmembrado de Manaus e, acrescido de território adjacente até então pertencente a Manacapuru, passa a constituir município autônomo, pelo Governador José Lindoso.
  • Em 1982, efetuou-se sua instalação com as eleições gerais e conseqüentemente com a posse de prefeito e vereadores em janeiro de 1983.
Visão Geral

O município fica distante 25 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus. Abriga uma população estimada em cerca de 40 mil habitantes, sendo o segundo município na lista das maiores de demográficas do estado. A localização do município permite a existência de dois ecossistemas diversos, e se na orla do Rio Negro figuram paisagens paradisíacas, praias, cachoeiras e florestas abundantes; ao longo do rio Solimões descortinam-se extensas áreas de várzea com atividades agrícolas, pesqueiras e de contemplação.

 
Praça do Três Poderes

Monumento no Início da Rodovia de Iranduba


Artesanato

Iranduba abriga dois dos principais pólos de produção de artesanato do Estado do Amazonas: as comunidades dos lagos Janauari e Acajatuba. No primeiro, há vários flutuantes onde diversos artesãos expõem seus trabalhos, entre eles, lindas peças entalhadas em madeira, cocares, pulseiras e brincos.dos destaques de pulseiras e brincos. O lago possui ainda um restaurante e serviços de guias para receber os visitantes.

Sítios Arqueológicos

Iranduba é o município amazonense com maior número de sítios arqueológicos registrados. São 100 no total. É desenvolvido há 11 anos no município o Projeto Amazônia Central (PAC), coordenado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - Mae/Usp, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas. Há estudos e articulações para a implantação no Lago do Limão, um dos mais representativos sítios do município, do Centro de Arqueologia da Bacia Amazônica (Caba).


Acessados em 01/10/2011:
http://www.bv.am.gov.br/portal/conteudo/municipios/iranduba.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iranduba
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/amazonas/iranduba.pdf
 
Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido e mantido por Ewsite.NET | Administração